1 de jul. de 2008

Guernica 3D

Esta dica veio do Ale (mon voador) Dreyer, uma versão 3D da célebre pintura do Pablo Picasso . Bem produzido, mas é claro que dá pra torcer o nariz, não por ser digital, mas por tentar imaginar a tridimensionalidade de coisas que na cabeça do próprio Pablo eram bidimensionais mesmo, mas eu achei legal, é uma releitura da obra num meio com o qual o pintor nem sonhava.
Ajuda também para lembrar uma polêmica muito maior que esta levantada por historiadores que afirmam que Picasso adaptou de forma oportunista o tema do bombardeio para uma tela originalmente pintada soubre as touradas "esporte" favorito do artista... E olha bem porque estão lá o touro, os cavalariços, o cavalo, as lanças, espada quebrada de um toureiro morto... Não que precisasse mostrar os aviões e as bombas, mas é sabido que desde a morte do toureiro Joselito, grande amigo de Picasso este passou a homenagear o falecido em desenhos e pinturas muitos dos quais considerados estudos para este painel maior que teria sido iniciado antes mesmo do ataque a cidade basca de Guernica e que já tinha até o título "La muerte del torero Joselito"... A obra é incrível independente do título ou da peças que Picasso gostava de pregar.

2 comentários:

Dreyer disse...

Valeu pelo "Voador", hehehe. Nessas horas não tem como não lembrar dos clicBros!

Gran BKC!!!!

Ramires disse...

Vamos nesta, conversando e trocando idéias como se a salinha aquel só tivesse aumentado o tamanho, valeu a dica do video, valeu pela visita :-))